-
ULusófona no Top 10 das Universidades Mais Empreendedoras em Portugal
A Universidade Lusófona integra mais uma vez o Top 10 de Universidades com estudantes mais empreendedores, segundo o "Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023", da Startup Portugal, ocupando o mesmo lugar de 2022, mas denotando uma incrível subida no número de Alumni fundadores, passando de 16 em 2022 para 46 em 2023. -
1ª Edição do FCT Tenure - com 1000 vagas exclusivamente para posições permanentes
📣 1.ª edição do FCT-Tenure com 1000 vagas para a contratação de investigadores doutorandos exclusivamente para posições permanentes. Este programa permitirá tanto a integração de doutorados na carreira de investigação, como na carreira docente. O novo instrumento de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) terá uma periodicidade bienal e duas edições já previstas. A presente edição prevê a abertura de até 1000 posições, prevendo-se a abertura de 400 posições adicionais na edição de 2025. Saiba Mais Aqui: https://lnkd.in/dV7mn7Qr -
Três investigadores do COPELABS encontram-se classificados entre os investigadores mais influentes do mundo
Três investigadores do COPELABS encontram-se classificados entre os investigadores mais influentes do mundo, de acordo com uma base de dados criada pela revista Plos Biology. O estudo realizado na Universidade de Stanford, nos EUA, é publicado anualmente e avalia os investigadores em duas perspetivas diferentes: uma que avalia os cientistas pelo impacto de citação ao longo da carreira e outra que avalia os cientistas pelo impacto de um único ano até ao final de 2020. -
Criar Ciência e Fazer Investigação made in Lusófona
O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) promoveu, no pretérito dia 12 de setembro, a 1º edição do evento “Criar Ciência e Fazer Investigação made in Lusófona”. Num mundo em constante mudança, é crucial que a academia, centro da mudança e da transferência de conhecimento, acompanhe e explore esta transformação. Destarte, esta sessão teve como intuito primário dar a conhecer algumas das investigações que pretendem ajudar a alcançar o bem-estar individual e das sociedades. As intervenções deste evento concentraram-se sobretudo nos mais recentes projetos de investigação que, em alguns casos, contam com apoio financeiro e têm parceiros nacionais e internacionais.
UI&DS

Terra.ID
Notícias News
O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) esteve presente na sessão de acolhimento e integração de novos/as docentes/investigadores/as, que decorreu no pretérito dia 06 de setembro, no Auditório José Araújo (Edifício da Biblioteca Victor de Sá), em Lisboa.
No próximo dia 12 de setembro, às 14h00, irá decorrer no Auditório Professor José Araújo, do campus da Universidade Lusófona o evento “Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona”.
Este evento, que também terá transmissão online, é gratuito e aberto a toda a comunidade académica, mas carece de inscrição.
Incentivos à Investigação
Seed Funding
O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento criou o Programa Seed Funding ILIND cujo objetivo é apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a interdisciplinaridade e cruzamento de experiências entre as diversas áreas do saber, de forma a estimular o desenvolvimento de atividades de investigação e excelência entre o corpo de investigadores das unidades de UI&D do Grupo Lusófona, financiadas pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Aliph Foundation
Projetos focados na preservação, proteção, estabilização e reabilitação de património cultural em situação de risco, situados em áreas de conflito, guerra civil, terrorismo, violência e instabilidade. São considerados prioritários projetos que tenham impacto direto no contexto de atuação e que demonstrem valor para a população local e comunidades.
Copernicus Masters | Copernicus Blue Challenge
O Copernicus Blue Challenge procura ideias brilhantes sobre como utilizar os dados do Copernicus para responder às necessidades oceânicas e costeiras e contribuir para as Agendas Verdes e Digitais da Europa.
COST – COOPERAÇÃO EUROPEIA NO CAMPO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TÉNICA
A missão da COST é fortalecer a investigação científica e técnica na Europa através do apoio à cooperação e interação entre investigadores europeus. O seu objetivo é maximizar a sinergia e valor acrescentado europeus em investigação não competitiva e pré normativa. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação (Ações), cuja investigação é financiada a nível nacional.
CYTED - Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento
O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo de Âmbito Inter-Institucional assinado por 19 países da América Latina, Espanha e Portugal.
EEA Grants
Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são:
- Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu
- Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.
Erasmus PLUS
O programa ERASMUS + visa a ultrapassagem da atual crise europeia, colmatando as falhas socioeconómicas com que a Europa se depara na presente década, nomeadamente a desintegração e desigualdade sociais, principalmente entre a população jovem.
European Cultural Foundation - Culture of Solidarity Fund
Projetos que respondam às necessidades de emergência cultural local em 3 áreas:
- desinformação, bolhas de filtro de propaganda, notícias falsas e "infodemia";
- preservação de espaços culturais seguros;
- combate à fragmentação.
https://culturalfoundation.eu/stories/culture-of-solidarity-fund-ukraine-edition/
FCG - Fundação Calouste Gulbenkian
Bolsas Gulbenkian
A Fundação Calouste Gulbenkian apoia o mérito e o talento, desde 1955, através de bolsas para o ensino secundário, para estudos graduados e pós graduados, para profissionais e para artistas. São mais de 60 anos a preparar as gerações que pensam e constroem o futuro.FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral.
Filmmakers Without Borders
Através desta oportunidade pretende-se apoiar realizadores independentes de todo o mundo na realização de filmes e documentários e projetos focados nos novos media que apresentem como tema as áreas social, empoderamento, e intercâmbio cultural.
São elegíveis projetos de natureza experimental e nas várias fases de produção (desenvolvimento, produção, pós-produção, candidaturas a festivais de cinema).