Skip to main content
  • Criar Ciência e Fazer Investigação made in Lusófona

    O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) promoveu, no pretérito dia 12 de setembro, a 1º edição do evento “Criar Ciência e Fazer Investigação made in Lusófona”.

    Num mundo em constante mudança, é crucial que a academia, centro da mudança e da transferência de conhecimento, acompanhe e explore esta transformação. Destarte, esta sessão teve como intuito primário dar a conhecer algumas das investigações que pretendem ajudar a alcançar o bem-estar individual e das sociedades. As intervenções deste evento concentraram-se sobretudo nos mais recentes projetos de investigação que, em alguns casos, contam com apoio financeiro e têm parceiros nacionais e internacionais.

  • Lusófona University's Research Featured in The Guardian!

    Lusófona University's groundbreaking research on transforming atmospheric humidity into renewable energy has gained international recognition! The Guardian recently featured their project, Catcher, which aims to revolutionize energy generation using air moisture. Led by Professor Svitlana Lyubchyk and her twin sons, the team has made remarkable progress, developing a compact device capable of generating electricity. They aim to have a prototype ready by 2024, with the potential to generate 10 kilowatt-hours of energy per day, equivalent to the average power consumption of a UK household.

  • Fazer + 4ª Edição: Resultados do Prémio Boas práticas de Investigação no ensino

    O prémio "Boas práticas de Investigação no ensino" tem por objetivo estimular a integração de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) nos conteúdos de unidades curriculares de qualquer ciclo de formação, com particular destaque para os ciclos iniciais, nas IES abrangidas. O júri foi composto pela Doutora Diana Dias como Presidente, Doutora Alcina Martins como Vogal I e Doutora Orlanda Tavares como Vogal II. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando a pontuação atribuída abaixo.

  • Fazer + 4ª Edição: Resultados do Prémio Melhor Prática Pedagógica Inovadora

    O prémio "Melhor prática pedagógica inovadora" do Programa FAZER+ tem como objetivo dar apoio ao desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras que incentivem a experimentação e o trabalho transversal e em grupo em unidades curriculares de qualquer ciclo de formação. O júri foi composto pela Doutora Diana Dias como Presidente, Doutora Alcina Martins como Vogal I e Doutora Orlanda Tavares como Vogal II. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando a pontuação atribuída abaixo.

    ARQ.ID

    Arquitetura, Investigação e Desenvolvimento

    CBIOS

    Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde

    CEAD

    Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez

    CeiED

    Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento

    CICANT

    CICANT Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias

    CIDEFES

    Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde

    CISIS

    Centro de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social

    COPELABS

    Centro de Investigação em Computação Centrada nas Pessoas e Cognição

    COW

    Centro de Investigação em Design e Arte - Center for Other Worlds

    EIGES

    Centro de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Industrial, Gestão e Sustentabilidade

    Hei-LAB

    Human Environment Interaction Lab

    LusoGlobe

    Centro de Investigação sobre Desafios Globais

    TRIE

    Centro de Investigação Transdisciplinar para o Empreendedorismo e Inovação Ecossistémica
    Os prémios "Melhor prática pedagógica inovadora" e “Boas Práticas de Investigação no Ensino”, do Programa FAZER+ têm como objetivo dar apoio ao desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras que incentivem a experimentação e o trabalho transversal e em grupo em unidades curriculares de qualquer ciclo de formação, assim como estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando-se os seguintes vencedores aos quais será atribuído financiamento. Parabéns aos vencedores!
    O Concurso "Excelência na Investigação" tem por objetivo estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando-se os seguintes vencedores aos quais será atribuído financiamento. Parabéns aos vencedores!
    O Crowdhelix é uma plataforma de inovação aberta que estabelece ligações entre uma rede internacional de investigadores e empresas inovadoras, para que estas possam planear, realizar e explorar projetos de colaboração. Este será um recurso fundamental para a Universidade e seus investigadores, permitindo a criação de redes colaborativas duradouras e mutuamente benéficas em diversas áreas de investigação.

    O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) esteve presente na sessão de acolhimento e integração de novos/as docentes/investigadores/as, que decorreu no pretérito dia 06 de setembro, no Auditório José Araújo (Edifício da Biblioteca Victor de Sá), em Lisboa.

    No próximo dia 12 de setembro, às 14h00, irá decorrer no Auditório Professor José Araújo, do campus da Universidade Lusófona o evento “Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona”.

    Este evento, que também terá transmissão online, é gratuito e aberto a toda a comunidade académica, mas carece de inscrição.

    Incentivos à Investigação

    A aquisição de financiamento às atividades de I&D constitui um dos aspetos essenciais para o sucesso de uma política de ciência. Neste contexto a Universidade Lusófona procura regularmente atrair financiamento seja de fontes públicas nacionais como a FCT ou o programa P2020 ou de programas Europeus como o H2020, Erasmus + e Creative Europe, ou ainda de entidades privadas nacionais e europeias que a si se associem em iniciativas de I&D e transferência de conhecimento.

    Seed Funding

    O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento criou o Programa Seed Funding ILIND cujo objetivo é apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a interdisciplinaridade e cruzamento de experiências entre as diversas áreas do saber, de forma a estimular o desenvolvimento de atividades de investigação e excelência entre o corpo de investigadores das unidades de UI&D do Grupo Lusófona, financiadas pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

    Fazer +

    O Programa FAZER + é um Programa de Apoio à Ciência e Inovação, cujo objetivo é apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a capacidade de investigação e inovação nos estabelecimentos de Ensino Lusófona.

    Pode consultar a adenda ao regulamento abaixo.

     Adenda


    Financiamento Internacional

    Aliph Foundation

    Projetos focados na preservação, proteção, estabilização e reabilitação de património cultural em situação de risco, situados em áreas de conflito, guerra civil, terrorismo, violência e instabilidade. São considerados prioritários projetos que tenham impacto direto no contexto de atuação e que demonstrem valor para a população local e comunidades.

    Financiamento Internacional

    Copernicus Masters | Copernicus Blue Challenge

    O Copernicus Blue Challenge procura ideias brilhantes sobre como utilizar os dados do Copernicus para responder às necessidades oceânicas e costeiras e contribuir para as Agendas Verdes e Digitais da Europa.

    Financiamento Internacional

    COST – COOPERAÇÃO EUROPEIA NO CAMPO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TÉNICA

    A missão da COST é fortalecer a investigação científica e técnica na Europa através do apoio à cooperação e interação entre investigadores europeus. O seu objetivo é maximizar a sinergia e valor acrescentado europeus em investigação não competitiva e pré normativa. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação (Ações), cuja investigação é financiada a nível nacional.

    Financiamento Internacional

    CYTED - Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento

    O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo de Âmbito Inter-Institucional assinado por 19 países da América Latina, Espanha e Portugal.

    Financiamento Internacional

    EEA Grants

    Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são:

    • Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu
    • Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.

    https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants/

    Financiamento Internacional

    Erasmus PLUS

    O programa ERASMUS + visa a ultrapassagem da atual crise europeia, colmatando as falhas socioeconómicas com que a Europa se depara na presente década, nomeadamente a desintegração e desigualdade sociais, principalmente entre a população jovem.

    Financiamento Internacional

    European Cultural Foundation - Culture of Solidarity Fund

    Projetos que respondam às necessidades de emergência cultural local em 3 áreas:

    • desinformação, bolhas de filtro de propaganda, notícias falsas e "infodemia";
    • preservação de espaços culturais seguros;
    • combate à fragmentação.

    https://culturalfoundation.eu/stories/culture-of-solidarity-fund-ukraine-edition/

    Financiamento Nacional

    FCG - Fundação Calouste Gulbenkian

    Bolsas Gulbenkian

    A Fundação Calouste Gulbenkian apoia o mérito e o talento, desde 1955, através de bolsas para o ensino secundário, para estudos graduados e pós graduados, para profissionais e para artistas. São mais de 60 anos a preparar as gerações que pensam e constroem o futuro.
    Financiamento Nacional

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

    A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral.

    Financiamento Internacional

    Filmmakers Without Borders

    Através desta oportunidade pretende-se apoiar realizadores independentes de todo o mundo na realização de filmes e documentários e projetos focados nos novos media que apresentem como tema as áreas social, empoderamento, e intercâmbio cultural.

    São elegíveis projetos de natureza experimental e nas várias fases de produção (desenvolvimento, produção, pós-produção, candidaturas a festivais de cinema).

    http://filmmakerswithoutborders.org/grants/