Skip to main content

Universidade Lusófona conquista 4 ações COST – European Cooperation in Science and Technology

A Universidade Lusófona submeteu 5 candidaturas à COST – European Cooperation in Science and Technology, 4 das quais foram aprovadas.

A COST – European Cooperation in Science and Technology é um programa que financia atividades de colaboração transnacional, em redes de investigadores com livre acesso, em todos os domínios científicos e tecnológicos. 

Investigação ULusófona em Destaque Internacional

A Universidade Lusófona foi reconhecida internacionalmente pela sua investigação inovadora sobre segurança alimentar em produtos prontos a consumir (RTE), com foco na aplicação prática dos resultados obtidos.

SPARC (Strategic Planning for Artistic Research Capacitation) da Universidade Europeia FilmEU

No âmbito do programa SPARC (Strategic Planning for Artistic Research Capacitation), a Universidade Europeia FilmEU, liderada pela Universidade Lusófona, promove um conjunto de chamadas para financiamento de programas de investigação para vários grupos-alvo desde alunos de doutoramento até investigadores seniores.7

Consulte aqui as várias oportunidades ao longo dos próximos quatro anos.

5ª Edição do Programa FAZER+

No próximo dia 1 de abril inicia-se a 5ª edição do Programa Fazer+: Apoio à Ciência e Inovação. 

    UI&DS

    Unidades de Investigação Research Units

    Centro de Investigação em Biociências e Tecnologias da Saúde
    Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias
    Laboratórios Digitais de Ambientes e Interacções Humanas
    Centro de Estudos Avançados em Direito Francisco Suárez
    Centro de Investigação sobre Desafios Globais

    Pólos de UI&Ds Research Units

    Pólo Universidade Lusófona UI&D Entidade Gestão Principal Entidade de Gestão Secundária / Instituição Participante
    Universidade do Porto COFAC/Universidade Lusófona

    UNINOVA

    COFAC/Universidade Lusófona
    Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e o Desenvolvimento COFAC/Universidade Lusófona
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro COFAC/Universidade Lusófona
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro COFAC/Universidade Lusófona

    Instituto Politécnico de Coimbra

    COFAC/Universidade Lusófona
    Universidade de Lisboa COFAC/Universidade Lusófona

    Grupos de Investigação Autónomos Autonomous Research Groups

    Grupo de Investigação em Design
    Grupo de Investigação em Bioengenharia e Sustentabilidade

    O ILIND promoveu, no dia 10 de maio, às 15h00, a formação “Programas de Financiamento Nacionais”, que contou com 10 participantes em formato online. 

    O Grupo de Investigação Design.ID foi formalizado na reunião de apresentação que ocorreu no passado dia 6 de maio, às 14h30. Esta contou com a presença dos vários investigadores que integram este grupo e do ILIND. 

    A Universidade Lusófona prossegue no reforço da sua agenda de I&D, com a submissão de candidaturas ao FCT-Tenure, à ação-chave 2, do programa Erasmus+, aos projetos em todos os domínios científicos e ao programa plurianual de financiamento de unidades de I&D 2023/2024.

    No dia 5 de abril, às 15h00, o ILIND, promoveu uma sessão de informação sobre a 5ª Edição do Programa FAZER+: Apoio à Ciência e Inovação, que contou com 25 participantes em formato online.

    Incentivos à Investigação

    A aquisição de financiamento às atividades de I&D constitui um dos aspetos essenciais para o sucesso de uma política de ciência. Neste contexto a Universidade Lusófona procura regularmente atrair financiamento seja de fontes públicas nacionais como a FCT ou o programa P2020 ou de programas Europeus como o H2020, Erasmus + e Creative Europe, ou ainda de entidades privadas nacionais e europeias que a si se associem em iniciativas de I&D e transferência de conhecimento.

    Capacitation Grant para Gestores de Ciência

    banner cg website

    Apresentação

    O concurso Capacitation Grant tem por objetivo estimular o desenvolvimento profissional e apoiar a aprendizagem contínua dos gestores de ciência do Ensino Lusófona.

    Seed Funding

    banner sf website

    Apresentação

    O programa Seed Funding foi criado pelo Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento com o objetivo de apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a interdisciplinaridade e cruzamento de experiências entre as diversas áreas do saber.

    FAZER +

    banner site fazer

      Apresentação

    O Programa FAZER + é um Programa de Apoio à Ciência e Inovação, cujo objetivo é apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a capacidade de investigação e inovação nos estabelecimentos de Ensino Lusófona.


    Financiamento Internacional

    Aliph Foundation

    Projetos focados na preservação, proteção, estabilização e reabilitação de património cultural em situação de risco, situados em áreas de conflito, guerra civil, terrorismo, violência e instabilidade. São considerados prioritários projetos que tenham impacto direto no contexto de atuação e que demonstrem valor para a população local e comunidades.

    Financiamento Internacional

    Copernicus Masters | Copernicus Blue Challenge

    O Copernicus Blue Challenge procura ideias brilhantes sobre como utilizar os dados do Copernicus para responder às necessidades oceânicas e costeiras e contribuir para as Agendas Verdes e Digitais da Europa.

    Financiamento Internacional

    COST – COOPERAÇÃO EUROPEIA NO CAMPO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TÉNICA

    A missão da COST é fortalecer a investigação científica e técnica na Europa através do apoio à cooperação e interação entre investigadores europeus. O seu objetivo é maximizar a sinergia e valor acrescentado europeus em investigação não competitiva e pré normativa. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação (Ações), cuja investigação é financiada a nível nacional.

    Financiamento Internacional

    CYTED - Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento

    O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo de Âmbito Inter-Institucional assinado por 19 países da América Latina, Espanha e Portugal.

    Financiamento Internacional

    EEA Grants

    Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são:

    • Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu
    • Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.

    https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants/

    Financiamento Internacional

    Erasmus PLUS

    O programa ERASMUS + visa a ultrapassagem da atual crise europeia, colmatando as falhas socioeconómicas com que a Europa se depara na presente década, nomeadamente a desintegração e desigualdade sociais, principalmente entre a população jovem.

    Financiamento Internacional

    European Cultural Foundation - Culture of Solidarity Fund

    Projetos que respondam às necessidades de emergência cultural local em 3 áreas:

    • desinformação, bolhas de filtro de propaganda, notícias falsas e "infodemia";
    • preservação de espaços culturais seguros;
    • combate à fragmentação.

    https://culturalfoundation.eu/stories/culture-of-solidarity-fund-ukraine-edition/

    Financiamento Nacional

    FCG - Fundação Calouste Gulbenkian

    Bolsas Gulbenkian

    A Fundação Calouste Gulbenkian apoia o mérito e o talento, desde 1955, através de bolsas para o ensino secundário, para estudos graduados e pós graduados, para profissionais e para artistas. São mais de 60 anos a preparar as gerações que pensam e constroem o futuro.
    Financiamento Nacional

    FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

    A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral.

    Financiamento Internacional

    Filmmakers Without Borders

    Através desta oportunidade pretende-se apoiar realizadores independentes de todo o mundo na realização de filmes e documentários e projetos focados nos novos media que apresentem como tema as áreas social, empoderamento, e intercâmbio cultural.

    São elegíveis projetos de natureza experimental e nas várias fases de produção (desenvolvimento, produção, pós-produção, candidaturas a festivais de cinema).

    http://filmmakerswithoutborders.org/grants/