Skip to main content

Incentivos à Investigação

A aquisição de financiamento às atividades de I&D constitui um dos aspetos essenciais para o sucesso de uma política de ciência. Neste contexto a Universidade Lusófona procura regularmente atrair financiamento seja de fontes públicas nacionais como a FCT ou o programa P2020 ou de programas Europeus como o H2020, Erasmus + e Creative Europe, ou ainda de entidades privadas nacionais e europeias que a si se associem em iniciativas de I&D e transferência de conhecimento.

Capacitation Grant

banner cg website

Apresentação

O concurso Capacitation Grant tem por objetivo estimular o desenvolvimento profissional e apoiar a aprendizagem contínua dos gestores de ciência do Ensino Lusófona.

Seed Funding

O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento criou o Programa Seed Funding ILIND cujo objetivo é apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a interdisciplinaridade e cruzamento de experiências entre as diversas áreas do saber, de forma a estimular o desenvolvimento de atividades de investigação e excelência entre o corpo de investigadores das unidades de UI&D do Grupo Lusófona, financiadas pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

FAZER +

banner site fazer

  Apresentação

O Programa FAZER + é um Programa de Apoio à Ciência e Inovação, cujo objetivo é apoiar e premiar atividades e projetos que reforcem a capacidade de investigação e inovação nos estabelecimentos de Ensino Lusófona.

Financiamento Nacional

FCG - Fundação Calouste Gulbenkian

Bolsas Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian apoia o mérito e o talento, desde 1955, através de bolsas para o ensino secundário, para estudos graduados e pós graduados, para profissionais e para artistas. São mais de 60 anos a preparar as gerações que pensam e constroem o futuro.

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

A missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, explorando oportunidades que se revelem em todos os domínios científicos e tecnológicos de atingir os mais elevados padrões internacionais de criação de conhecimento, e estimular a sua difusão e contribuição para a melhoria da educação, da saúde e do ambiente, para a qualidade de vida e o bem estar do público em geral.

Fundação BIAL

A Fundação BIAL foi constituída em 1994 por BIAL, em conjunto com o Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas, com a missão de incentivar o estudo científico do Ser Humano, tanto do ponto de vista físico como espiritual. É gerida por representantes das duas instituições.

Portugal 2030

COMPETE 2030

Dedicado à Inovação e Transição Digital, este programa tem um total de 3,9 mil milhões de euros financiados pelo FEDER e FSE+, este programa dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente e às Regiões Autónomas para apoiar a inovação e competitividade, a transição energética e as competências para a competitividade. Assim, inclui, no âmbito do objetivo Portugal + Competitivo, intervenções na digitalização, na investigação e inovação, bem como no crescimento e competitividade das PME. No âmbito do objetivo Portugal + Verde, irá apoiar as empresas em projetos de descarbonização e de apoio à produção de energias renováveis, e no objetivo Portugal + Social apoiará a adaptação de trabalhadores e das empresas à mudança.

PRR

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de âmbito nacional, com um período de execução até 2026, que vai implementar um conjunto de reformas e de investimentos destinados a impulsionar o país no caminho da retoma, do crescimento económico sustentado e da convergência com a Europa ao longo da próxima década, tendo como orientação um conceito de sustentabilidade inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O PRR está alinhado com os seis pilares relevantes da estratégia europeia 2030:

PT2020 - Portugal 2020

Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento - FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

QREN – Quadro De Referência Estratégico Nacional

O QREN assume como grande desígnio estratégico a qualificação dos portugueses e das portuguesas, valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação, bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas.

Financiamento Internacional

Aliph Foundation

Projetos focados na preservação, proteção, estabilização e reabilitação de património cultural em situação de risco, situados em áreas de conflito, guerra civil, terrorismo, violência e instabilidade. São considerados prioritários projetos que tenham impacto direto no contexto de atuação e que demonstrem valor para a população local e comunidades.

Copernicus Masters | Copernicus Blue Challenge

O Copernicus Blue Challenge procura ideias brilhantes sobre como utilizar os dados do Copernicus para responder às necessidades oceânicas e costeiras e contribuir para as Agendas Verdes e Digitais da Europa.

COST – COOPERAÇÃO EUROPEIA NO CAMPO DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E TÉNICA

A missão da COST é fortalecer a investigação científica e técnica na Europa através do apoio à cooperação e interação entre investigadores europeus. O seu objetivo é maximizar a sinergia e valor acrescentado europeus em investigação não competitiva e pré normativa. Os fundos proporcionados pela COST apoiam os custos de coordenação de redes de investigação (Ações), cuja investigação é financiada a nível nacional.

CYTED - Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento

O Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED) foi criado em 1984 através de um Acordo de Âmbito Inter-Institucional assinado por 19 países da América Latina, Espanha e Portugal.

EEA Grants

Os dois grandes objetivos dos EEA Grants são:

  • Reduzir as disparidades económicas e sociais no Espaço Económico Europeu
  • Reforçar as relações bilaterais entre os países beneficiários e os países doadores.

https://www.eeagrants.gov.pt/pt/eea-grants/

Erasmus PLUS

O programa ERASMUS + visa a ultrapassagem da atual crise europeia, colmatando as falhas socioeconómicas com que a Europa se depara na presente década, nomeadamente a desintegração e desigualdade sociais, principalmente entre a população jovem.

European Cultural Foundation - Culture of Solidarity Fund

Projetos que respondam às necessidades de emergência cultural local em 3 áreas:

  • desinformação, bolhas de filtro de propaganda, notícias falsas e "infodemia";
  • preservação de espaços culturais seguros;
  • combate à fragmentação.

https://culturalfoundation.eu/stories/culture-of-solidarity-fund-ukraine-edition/

Filmmakers Without Borders

Através desta oportunidade pretende-se apoiar realizadores independentes de todo o mundo na realização de filmes e documentários e projetos focados nos novos media que apresentem como tema as áreas social, empoderamento, e intercâmbio cultural.

São elegíveis projetos de natureza experimental e nas várias fases de produção (desenvolvimento, produção, pós-produção, candidaturas a festivais de cinema).

http://filmmakerswithoutborders.org/grants/

FORD Foundation

JustFilms Inquiry | 2022

Apoia a criação de filmes artísticos e projetos de storytelling orientados para novas formas de comunicar nos media.

Os projetos e filmes devem abordar temas que retratem formas de desigualdade. A excelência artística, relevância contemporânea, a criatividade e inovação ou o potencial de impacto na redução de estereótipos, crenças e valores que atinjam populações vulneráveis são fatores preferenciais na avaliação dos projetos a financiar.

https://www.fordfoundation.org/work/our-grants/justfilms/justfilms-inquiry/

Fund for Innovation in Development

Este financiamento suporta iniciativas que contribuam para a redução global da pobreza e da desigualdade. Procura, especialmente, inovar nos setores da educação, saúde, alterações climáticas e igualdade de género.

Fundação "La Caixa"

A Fundação ”la Caixa” é uma organização sem fins lucrativos que desde o início do século XX trabalha diariamente para conseguir uma sociedade mais igualitária, combatendo as desigualdades e promovendo o bem-estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades mais desfavorecidas.

Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento

A FLAD através do financiamento de bolsas, prémios e concursos, nas áreas da Ciência e Tecnologia, Educação, Arte e Cultura e Relações Transatlânticas.

https://www.flad.pt/ciencia-e-tecnologia/

Fundação Oriente

Os programas de bolsas de estudo da Fundação Oriente servem o propósito de reforçar a relação entre Portugal e o Oriente. Com este programa, a Fundação Oriente apoia diretamente a formação avançada de investigadores, artistas e estudantes nas mais diversas áreas.

Horizonte Europa

O Horizonte Europa é o principal programa de financiamento da UE para a investigação e a inovação, com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros. Combate as alterações climáticas, contribui para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e estimula a competitividade e o crescimento da UE.

Interreg Europe

O principal objetivo do programa "Interreg Europe" é assegurar que o investimento governamental, a inovação e os esforços de implementação conduzam a um impacto integrado e sustentável quer para as pessoas quer para o meio envolvente. Contribuir para implementar as cinco prioridades da política de coesão da UE:

La Caixa

A Fundação ”la Caixa” é uma organização sem fins lucrativos que desde o início do século XX trabalha diariamente para conseguir uma sociedade mais igualitária, combatendo as desigualdades e promovendo o bem-estar da sociedade em geral e, em particular, das comunidades mais desfavorecidas.

Save our Seas Foundation

Projetos de curta duração, desenvolvidos por cientistas em inicio de carreira. Os projetos candidatos devem ser inovadores e decorrer na área da conservação, educação e investigação, em contextos marítimos onde existem espécies coníferas como tubarões, raias e outras espécies da família.

The Conservation, Food & Health Foundation

Promover a melhoria da saúde pública, a conservação ambiental e a nutrição nos países em desenvolvimento da Ásia, África, América Latina e Médio Oriente através de apoio à realização de investigação, formações e assistência técnica.

UNESCO - Media Defence Fund

Projetos inovadores que contribuam para o aumento das liberdades dos meios de comunicação e reforcem a proteção jurídica de jornalistas.