Skip to main content

Comissão de Ética

Apresentação

A Comissão de Ética do Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento foi formada em 2017 com vista à avaliação de questões éticas e emissão de respetivos pareceres no contexto de atividades de investigação/ projetos a desenvolver.

A Comissão de Ética tem o intuito de promover e valorizar os padrões éticos do ILIND e das UI&D da Universidade Lusófona, competindo-lhe a elaboração de propostas, pareceres e recomendações, sobre as questões de ética.

      Ordem de Serviço Nº. 97/2017 – Criação da Comissão de Ética

Composição

A Comissão de Ética do ILIND é constituída por três membros, nomeados pela Diretora Executiva do ILIND, um dos quais é o Presidente.

Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
Presidente

Design sem nome 5

Professor Doutor João Borges da Cunha

joao website

Professor Doutor João Guilherme Feliciano da Costa


Compete ao Presidente da Comissão de Ética:

  • Assegurar a representação da CE;
  • Convocar e presidir às reuniões;
  • Zelar pelo bom encaminhamento e divulgação das propostas, pareceres e recomendações aprovadas pela CE e homologados pelo Diretor Executivo do ILIND;
  • Promover a articulação com a Reitoria, os Conselhos Pedagógicos e Científico ou outros Serviços da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa / Centro Universitário Porto, quando tal seja necessário.

Despacho Nº. 1/2019 - Substituição de Membro da CE Despacho Nº. 1/2017 - Nomeação de Membros da CE

Submissão de Pedidos de Parecer

Os pedidos de emissão de Parecer da Comissão de Ética do ILIND devem ser submetidos através de email, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Todos os documentos que sustentem ou corroborem com o pedido (por exemplo, textos de consentimento informado, guiões da aplicação e guiões de questionários), devem ser enviados em anexo, preferencialmente no formato PDF.

Os pareceres e recomendações da Comissão de Ética devem ser emitidos no prazo máximo de trinta dias úteis, a conta da data da entrega do pedido na CE.

Formulário de Ética