Skip to main content

Notícias e Eventos

A Universidade Lusófona integra mais uma vez o Top 10 de Universidades com estudantes mais empreendedores, segundo o "Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023", da Startup Portugal, ocupando o mesmo lugar de 2022, mas denotando uma incrível subida no número de Alumni fundadores, passando de 16 em 2022 para 46 em 2023.
📣 1.ª edição do FCT-Tenure com 1000 vagas para a contratação de investigadores doutorandos exclusivamente para posições permanentes. Este programa permitirá tanto a integração de doutorados na carreira de investigação, como na carreira docente. O novo instrumento de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) terá uma periodicidade bienal e duas edições já previstas. A presente edição prevê a abertura de até 1000 posições, prevendo-se a abertura de 400 posições adicionais na edição de 2025. Saiba Mais Aqui: https://lnkd.in/dV7mn7Qr
Três investigadores do COPELABS encontram-se classificados entre os investigadores mais influentes do mundo, de acordo com uma base de dados criada pela revista Plos Biology. O estudo realizado na Universidade de Stanford, nos EUA, é publicado anualmente e avalia os investigadores em duas perspetivas diferentes: uma que avalia os cientistas pelo impacto de citação ao longo da carreira e outra que avalia os cientistas pelo impacto de um único ano até ao final de 2020.
Os prémios "Melhor prática pedagógica inovadora" e “Boas Práticas de Investigação no Ensino”, do Programa FAZER+ têm como objetivo dar apoio ao desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras que incentivem a experimentação e o trabalho transversal e em grupo em unidades curriculares de qualquer ciclo de formação, assim como estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando-se os seguintes vencedores aos quais será atribuído financiamento. Parabéns aos vencedores!
O Concurso "Excelência na Investigação" tem por objetivo estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando-se os seguintes vencedores aos quais será atribuído financiamento. Parabéns aos vencedores!
O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) promoveu, no pretérito dia 12 de setembro, a 1º edição do evento “Criar Ciência e Fazer Investigação made in Lusófona”.

Num mundo em constante mudança, é crucial que a academia, centro da mudança e da transferência de conhecimento, acompanhe e explore esta transformação. Destarte, esta sessão teve como intuito primário dar a conhecer algumas das investigações que pretendem ajudar a alcançar o bem-estar individual e das sociedades. As intervenções deste evento concentraram-se sobretudo nos mais recentes projetos de investigação que, em alguns casos, contam com apoio financeiro e têm parceiros nacionais e internacionais.

O Crowdhelix é uma plataforma de inovação aberta que estabelece ligações entre uma rede internacional de investigadores e empresas inovadoras, para que estas possam planear, realizar e explorar projetos de colaboração. Este será um recurso fundamental para a Universidade e seus investigadores, permitindo a criação de redes colaborativas duradouras e mutuamente benéficas em diversas áreas de investigação.

O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) esteve presente na sessão de acolhimento e integração de novos/as docentes/investigadores/as, que decorreu no pretérito dia 06 de setembro, no Auditório José Araújo (Edifício da Biblioteca Victor de Sá), em Lisboa.

No próximo dia 12 de setembro, às 14h00, irá decorrer no Auditório Professor José Araújo, do campus da Universidade Lusófona o evento “Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona”.

Este evento, que também terá transmissão online, é gratuito e aberto a toda a comunidade académica, mas carece de inscrição.

O Concurso "Excelência na Investigação" tem por objetivo estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. O júri foi composto pela Doutora Diana Dias como Presidente, Doutora Alcina Martins como Vogal I e Doutora Orlanda Tavares como Vogal II. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando a pontuação atribuída abaixo.