Notícias
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou os resultados do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2025.
No dia 26 de setembro de 2025, a Universidade Lusófona esteve representada por várias Unidades de Investigação e pelo FilmEU na Noite Europeia dos Investigadores, que este ano decorreu sob o tema “Ciência para os Desafios Globais”.
Na 7.ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC), promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), três investigadores da COFAC foram contemplados com contratos de investigador, com duração de seis anos.
No dia em que celebramos o Dia Internacional do Gestor de Ciência, assinalamos também a criação oficial da SCIGESTPT – Associação Portuguesa de Gestão de Ciência
A ULusófona reafirma o seu prestígio internacional com a inclusão de nove investigadores no ranking Stanford–Elsevier Top 2% Scientists, que destaca os cientistas com elevado impacto científico a nível mundial. Este reconhecimento evidencia não só as capacidades individuais, mas também o forte contributo da instituição para a Ciência.
A Universidade Lusófona volta a destacar-se internacionalmente com dois dos seus investigadores, o Professor Joel José Puga Coelho Rodrigues e o Professor Rui Cunha Marques, a serem incluídos na prestigiada lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Stanford em colaboração com a Elsevier.
Ocorreu no passado dia 10 de setembro a 5.ª edição do Criar Ciência e Fazer Inovação na Universidade Lusófona!
ULusófona recebe financiamento da FCT para 8 Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos
A Universidade Lusófona foi distinguida com o Prémio de Melhor Artigo na conferência internacional Experimental Vibration Analysis for Civil Engineering Structures (EVACES 2025), que decorreu este mês na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, reunindo mais de 380 congressistas e 315 artigos científicos.
O GHOSTDANCE, projeto de investigação exploratória desenvolvido no CICANT e liderado pelo investigador Rui Filipe Antunes, recebeu a classificação final de “Excelente”.
A Comissão de Avaliação da FCT reconheceu tanto a qualidade dos resultados científicos alcançados como a capacidade da equipa para gerir com sucesso desafios complexos ao longo da execução do projeto.
 
                                             
                                             
        
        
         
 
        
        
         
 
 
 
 
        
        
         
