Skip to main content

Notícias

O GHOSTDANCE, projeto de investigação exploratória desenvolvido no CICANT e liderado pelo investigador Rui Filipe Antunes, recebeu a classificação final de “Excelente”.

A Comissão de Avaliação da FCT reconheceu tanto a qualidade dos resultados científicos alcançados como a capacidade da equipa para gerir com sucesso desafios complexos ao longo da execução do projeto.

O conselho editorial do International Journal of Film and Media Arts anuncia a prorrogação do prazo de submissão do Vol. 10 N.º 3, Dossier 2, desenvolvido em colaboração com o projeto europeu CRESCINE. A nova data limite para a apresentação de propostas é 15 de setembro de 2025.

O evento "Criar Ciência e Fazer Inovação Made in Lusófona" está de volta!

A 5.ª edição chega com um novo formato, um dia inteiro de partilhas, projetos e inspiração, para que possa gerir o seu tempo e escolher as sessões que mais lhe despertam curiosidade.

A COFAC volta a afirmar o seu compromisso com o desenvolvimento científico e a inovação ao promover a 6.ª edição do programa Fazer +, um mecanismo de financiamento interno que estimula a produção de conhecimento nos estabelecimentos de Ensino Lusófona.

A Universidade Lusófona, através da UI&D Terr.A.ID, integra o consórcio do projeto ECS – European Citizen Science, coordenado pela ECSA – European Citizen Science Association e financiado pelo programa Horizon Europe.

A Comissão Europeia publicou os programas de trabalho oficiais do Horizonte Europa para 2025, definindo as prioridades de financiamento em investigação e inovação para o próximo ano. Estes documentos delineiam as áreas estratégicas que irão receber apoio da UE, com enfoque na competitividade, sustentabilidade e transformação digital.

C-Accelerate Plus é uma iniciativa EIT HEI que visa reforçar a inovação e a capacidade empreendedora nas instituições de ensino superior, especialmente nas áreas das artes e das indústrias criativas. O projeto baseia-se na experiência do C-Accelerate original (2022–2023), centrando-se na integração do empreendedorismo no cerne educativo e institucional das universidades em toda a Europa.

No âmbito do ciclo de formações internas promovidas pelo, realizou-se no passado dia 14 de maio de 2025 a sessão “Ciência Cidadã na Investigação e Inovação”.

No dia 13 de Maio, celebra-se o European Doctoral Day.

A ULusófona associa-se a esta iniciativa através da realização do evento "Ice Cream PhD Social" no Espaço Marmita (Edifício B), a partir das 16h30. Este evento destina-se a alunos de doutoramento e doutorados, proporcionando um final de tarde informal para partilhar ideias e celebrar o percurso académico com gelado e boa conversa!

PARA QUEM: Alunos de doutoramento e Doutorados

Para mais informações contacte os Secretariados da sua Unidade Orgânica ou Gestores de Ciência da sua Unidade de Investigação. 

 

A Universidade Lusófona volta a destacar-se internacionalmente com dois dos seus investigadores, o Professor Joel José Puga Coelho Rodrigues e o Professor Rui Cunha Marques, a serem incluídos na prestigiada lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Stanford em colaboração com a Elsevier.