Skip to main content

Notícias

 A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) concluiu, a 28 de outubro de 2025,o processo de avaliação final do relatório científico do projeto exploratório PlayersAll, atribuindo-lhe a classificação de Excelente.

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, a ULusófona participou no Encontro Nacional de Ciência Cidadã 2025, que decorreu sob o mote “Comunidades, Equidade e Justiça Social”.

No dia 26 de setembro de 2025, a Universidade Lusófona esteve representada por várias Unidades de Investigação e pelo FilmEU na Noite Europeia dos Investigadores, que este ano decorreu sob o tema “Ciência para os Desafios Globais”.

Na 7.ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC), promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), três investigadores da COFAC foram contemplados com contratos de investigador, com duração de seis anos.

No dia em que celebramos o Dia Internacional do Gestor de Ciência, assinalamos também a criação oficial da SCIGESTPT – Associação Portuguesa de Gestão de Ciência

A ULusófona reafirma o seu prestígio internacional com a inclusão de nove investigadores no ranking Stanford–Elsevier Top 2% Scientists, que destaca os cientistas com elevado impacto científico a nível mundial. Este reconhecimento evidencia não só as capacidades individuais, mas também o forte contributo da instituição para a Ciência.

A Universidade Lusófona volta a destacar-se internacionalmente com dois dos seus investigadores, o Professor Joel José Puga Coelho Rodrigues e o Professor Rui Cunha Marques, a serem incluídos na prestigiada lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo, elaborada pela Universidade de Stanford em colaboração com a Elsevier.

 Ocorreu no passado dia 10 de setembro a 5.ª edição do Criar Ciência e Fazer Inovação na Universidade Lusófona!

A FCT publicou os resultados provisórios do concurso de Projetos de Investigação de Caráter Exploratório (PEX) 2024, uma iniciativa que visa apoiar propostas inovadoras e de impacto científico elevado, em todos os domínios do conhecimento.