Skip to main content

Notícias

Universidade Lusófona marcou presença na Noite Europeia dos Investigadores 2025

No dia 26 de setembro de 2025, a Universidade Lusófona esteve representada por várias Unidades de Investigação e pelo FilmEU na Noite Europeia dos Investigadores, que este ano decorreu sob o tema “Ciência para os Desafios Globais”.

No Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o HEI-Lab (hei-lab.ulusofona.pt), o SPIC – Serviço de Psicologia, Inovação e Conhecimento (spic.ulusofona.pt) e o FilmEU (filmeu.eu) dinamizaram várias atividades abertas ao público.

No stand do HEI-Lab, os visitantes puderam experimentar a Systemic Lisbon Battery (SLB), uma plataforma de realidade virtual e serious games para avaliação e treino cognitivo, e conhecer os EPIC-WE Games, desenvolvidos em moldes inovadores de Cultural Game Jam. Estas demonstrações atraíram 189 visitantes e serviram de montra para mostrar de modo prático e acessível metodologias e ferramentas de investigação em tecnologias aplicadas à saúde e à cultura.

O SPIC  (https://spic.ulusofona.pt/) dinamizou atividades centradas na saúde mental e na problemática do burnout, entre as quais a experiência interativa “A Química do Burnout: Como as Emoções Impactam a Sociedade”, que utilizou reações químicas como metáfora para o impacto socioeconómico do burnout, e “A Roda do Burnout”, um jogo dinâmico que incentivou a identificação de sinais, a partilha de experiências e a exploração de estratégias de coping num ambiente de reflexão e empatia. 

FilmEU – European University aproveitou a iniciativa para divulgar o trabalho desenvolvido pela aliança europeia e promover a sua oferta formativa conjunta nas áreas do cinema e das artes dos media. Os visitantes foram convidados a conhecer as oportunidades de mobilidade e os programas de joint degrees oferecidos pelas instituições parceiras, bem como a explorar algumas das atividades colaborativas que unem estudantes, docentes e investigadores em torno da criação artística, da inovação pedagógica e da investigação aplicada às indústrias criativas.

  No Pavilhão do Conhecimento, o CIDEFES/FEFD (cidefes.ulusofona.pt) e o CBIOS (cbios.ulusofona.pt) aproximaram a comunidade do trabalho de investigação desenvolvido nestas unidades. Num dia que contou com mais de 2.300 visitantes, a equipa do CIDEFES promoveu ações sobre a ciência do movimento, com atividades destinadas a públicos de todas as idades — da literacia em atividade física à experimentação da aplicação infantil-juvenil Move4fun — num dia em que o Pavilhão do Conhecimento recebeu mais de 2 300 visitantes curiosos por ciência. 

O CBIOS (https://cbios.ulusofona.pt/apresentou atividades interativas ligadas à inovação em saúde, nutrição, farmacologia e tecnologia biomédica, sublinhando o papel da investigação na construção de soluções para a saúde do futuro.

A participação da Universidade Lusófona na Noite Europeia dos Investigadores reforçou a ligação entre investigadores e sociedade, deu visibilidade aos projetos desenvolvidos nas várias unidades de investigação e promoveu a literacia científica de forma lúdica, inclusiva e participativa.

A Universidade agradece a todos os investigadores, parceiros e visitantes que contribuíram para o sucesso desta edição.