Skip to main content

Sobre

ILIND Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento

Uma vez que considera a investigação científica como elemento estruturante da sua atividade e na procura pela articulação entre a atividade de investigação e a atividade de docência nos estabelecimentos de ensino da COFAC, a Universidade Lusófona criou o ILIND - Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, que se apresenta como uma unidade orgânica de investigação com os seguintes objetivos:

  • Promover a realização de investigação e desenvolvimento (I&D), e difundir o conhecimento nas diversas áreas científicas de que se ocupe;
  • Coordenar e sistematizar as atividades de investigação levadas a cabo pelas unidades de I&D dos estabelecimentos de ensino acima mencionados, assegurando, nomeadamente, o acompanhamento do processo de preparação, submissão e gestão de projetos de investigação, bem como o apoio aos processos empreendidos por investigadores individuais;
  • Coordenar o processo de I&D e de formação avançada ao nível de programas doutorais nas diversas unidades de investigação dos estabelecimentos de ensino, tomando como ponto de partida as áreas científicas comuns de formação;
  • Promover o intercâmbio científico com instituições e investigadores, nacionais, estrangeiros e internacionais;
  • Concorrer para a obtenção de meios logísticos e financeiros adequados à prossecução das atividades de I&D diretamente empreendidas e, bem assim, daquelas que são incumbência das unidades dos estabelecimentos de ensino cuja investigação coordena;
  • Incentivar a apresentação de projetos interdisciplinares, envolvendo as unidades de investigação de todos os estabelecimentos de ensino;
  • Criar redes de extensão científica cultural e prestação de serviços à comunidade.

Pró-Reitoria para a Investigação

“Scientists have become the bearers of the torch of discovery in our quest for knowledge.” – Stephen Hawkings

Num contexto de acentuada transformação do Ensino Superior e no momento em que a União Europeia está a definir uma agenda europeia para as Universidades, a Universidade Lusófona assume como eixo central da sua missão o quadrado do conhecimento que integra o Ensino, a Investigação e Inovação, a Ligação à Sociedade e Prestação de Serviços.

Cientes que a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico são um desígnio das Universidades – que devem contribuir para o desenvolvimento da cultura e da ciência com qualidade reconhecida internacionalmente – a Universidade Lusófona desenvolve e implementa uma política estratégica para a área da Investigação e Desenvolvimento (I&D) que a torne, cada vez mais, num relevante centro de inovação e investigação científica em Portugal e no estrangeiro, reforçando a atratividade do projeto para docentes e investigadores de elevada craveira, quer nacionais, quer internacionais.

A Universidade Lusófona pretende investigar e construir conhecimento nas áreas científicas em que ensina. Ensino e Investigação são partes complementares da formação que ministramos, constituindo-se como elementos inseparáveis na nossa missão universitária.

Plano Estratégico 2022/2025

Comissão de Ética

Apresentação

A Comissão de Ética do Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento foi formada em 2017 com vista à avaliação de questões éticas e emissão de respetivos pareceres no contexto de atividades de investigação/ projetos a desenvolver.

A Comissão de Ética tem o intuito de promover e valorizar os padrões éticos do ILIND e das UI&D da Universidade Lusófona, competindo-lhe a elaboração de propostas, pareceres e recomendações, sobre as questões de ética.

      Ordem de Serviço Nº. 97/2017 – Criação da Comissão de Ética

Composição

A Comissão de Ética do ILIND é constituída por três membros, nomeados pela Diretora Executiva do ILIND, um dos quais é o Presidente.

Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
Presidente

Design sem nome 5

Professor Doutor João Borges da Cunha

joao website

Professor Doutor João Guilherme Feliciano da Costa


Compete ao Presidente da Comissão de Ética:

  • Assegurar a representação da CE;
  • Convocar e presidir às reuniões;
  • Zelar pelo bom encaminhamento e divulgação das propostas, pareceres e recomendações aprovadas pela CE e homologados pelo Diretor Executivo do ILIND;
  • Promover a articulação com a Reitoria, os Conselhos Pedagógicos e Científico ou outros Serviços da Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa / Centro Universitário Porto, quando tal seja necessário.

Despacho Nº. 1/2019 - Substituição de Membro da CE Despacho Nº. 1/2017 - Nomeação de Membros da CE

Submissão de Pedidos de Parecer

Os pedidos de emissão de Parecer da Comissão de Ética do ILIND devem ser submetidos através de email, para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Todos os documentos que sustentem ou corroborem com o pedido (por exemplo, textos de consentimento informado, guiões da aplicação e guiões de questionários), devem ser enviados em anexo, preferencialmente no formato PDF.

Os pareceres e recomendações da Comissão de Ética devem ser emitidos no prazo máximo de trinta dias úteis, a conta da data da entrega do pedido na CE.

Formulário de Ética

 

Plano de Género e Diversidade

O Plano de Género e Diversidade encontra-se disponível para consulta aqui