Sobre
Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona
Num mundo em constante mudança, é crucial que a academia, centro da mudança e da transferência de conhecimento, acompanhe e explore esta transformação.
O Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona é um evento semestral que tem o intuito de dar a conhecer os trabalhos de investigação das diferentes Unidades Orgânicas e respetivas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UI&D), assim como e apresentar os serviços de apoio à investigação que integram a ULusófona. Nesse sentido, este evento pretende promover uma dinâmica de agregação e alavancagem de valor criado pelo conjunto das UI&D.
ILIND Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
A Universidade Lusófona estabeleceu o ILIND - Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, com o intuito de promover a ligação entre a investigação científica e a atividade de docência nos seus estabelecimentos de ensino. O ILIND apresenta-se como uma unidade orgânica de investigação com os seguintes objetivos:
- Promover a realização de investigação e desenvolvimento (I&D), e difundir o conhecimento nas diversas áreas científicas de que se ocupe;
- Coordenar e sistematizar as atividades de investigação levadas a cabo pelas unidades de I&D dos estabelecimentos de ensino acima mencionados, assegurando, nomeadamente, o acompanhamento do processo de preparação, submissão e gestão de projetos de investigação, bem como o apoio aos processos empreendidos por investigadores individuais;
- Coordenar o processo de I&D e de formação avançada ao nível de programas doutorais nas diversas unidades de investigação dos estabelecimentos de ensino, tomando como ponto de partida as áreas científicas comuns de formação;
- Promover o intercâmbio científico com instituições e investigadores, nacionais, estrangeiros e internacionais;
- Concorrer para a obtenção de meios logísticos e financeiros adequados à prossecução das atividades de I&D diretamente empreendidas e, bem assim, daquelas que são incumbência das unidades dos estabelecimentos de ensino cuja investigação coordena;
- Incentivar a apresentação de projetos interdisciplinares, envolvendo as unidades de investigação de todos os estabelecimentos de ensino;
- Criar redes de extensão científica cultural e prestação de serviços à comunidade.
Pró-Reitoria para a Ciência e Inovação
“Scientists have become the bearers of the torch of discovery in our quest for knowledge.” – Stephen Hawkings
Num contexto de acentuada transformação do Ensino Superior e no momento em que a União Europeia está a definir uma agenda europeia para as Universidades, a Universidade Lusófona assume como eixo central da sua missão o quadrado do conhecimento que integra o Ensino, a Investigação e Inovação, a Ligação à Sociedade e Prestação de Serviços.
Cientes que a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico são um desígnio das Universidades – que devem contribuir para o desenvolvimento da cultura e da ciência com qualidade reconhecida internacionalmente – a Universidade Lusófona desenvolve e implementa uma política estratégica para a área da Investigação e Desenvolvimento (I&D) que a torne, cada vez mais, num relevante centro de inovação e investigação científica em Portugal e no estrangeiro, reforçando a atratividade do projeto para docentes e investigadores de elevada craveira, quer nacionais, quer internacionais.
A Universidade Lusófona pretende investigar e construir conhecimento nas áreas científicas em que ensina. Ensino e Investigação são partes complementares da formação que ministramos, constituindo-se como elementos inseparáveis na nossa missão universitária.
Comissão de Ética
Apresentação
A Comissão de Ética do Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento foi formada em 2017 com vista à avaliação de questões éticas e emissão de respetivos pareceres no contexto de atividades de investigação/ projetos a desenvolver.
A Comissão de Ética tem o intuito de promover e valorizar os padrões éticos do ILIND e das UI&D da Universidade Lusófona, competindo-lhe a elaboração de propostas, pareceres e recomendações, sobre as questões de ética.
Composição
Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
Presidente
Professor Doutor João Borges da Cunha
Professor Doutor João Guilherme Feliciano da Costa
Despacho Nº. 1/2019 - Substituição de Membro da CE Despacho Nº. 1/2017 - Nomeação de Membros da CE
Submissão de Pedidos de Parecer
Os pedidos de emissão de Parecer da Comissão de Ética do ILIND devem ser submetidos através de email, para o endereço eletrónico
Todos os documentos que sustentem ou corroborem o pedido (por exemplo, textos de consentimento informado, guiões da aplicação e guiões de questionários), devem ser enviados em anexo, preferencialmente no formato PDF.
Os pareceres e recomendações da Comissão de Ética são emitidos no prazo máximo de trinta dias úteis, a contar da data da entrega do pedido na CE.
Informação Adicional
A Comissão de Ética partilha um conjunto de documentos e recomendações:
Plano de Género e Diversidade
O Plano de Género e Diversidade encontra-se disponível para consulta aqui