Sobre
Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona
Num mundo em constante mudança, é crucial que a academia, centro da mudança e da transferência de conhecimento, acompanhe e explore esta transformação.
O Criar Ciência e Fazer Inovação made in Lusófona é um evento semestral que tem o intuito de dar a conhecer os trabalhos de investigação das diferentes Unidades Orgânicas e respetivas Unidades de Investigação e Desenvolvimento (UI&D), assim como e apresentar os serviços de apoio à investigação que integram a ULusófona. Nesse sentido, este evento pretende promover uma dinâmica de agregação e alavancagem de valor criado pelo conjunto das UI&D.
Hub da Ciência e Inovação
Apresentação
O Hub da Ciência e Inovação é a estrutura dedicada às múltiplas oportunidades que o paradigma da ciência e inovação comporta, nomeadamente, no reforço do modelo integrados e compreensivo de universidade que assegure de modo pleno a sua missão.
Este Hub tem o intuito de reforçar a estrutura de competência do ILIND, em articulação com a Pró-Reitoria para a Ciência e Inovação, bem como as UI&Ds da ULusófona.
ILIND
A Universidade Lusófona estabeleceu o ILIND - Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento, com o intuito de promover a ligação entre a investigação científica e a atividade de docência nos seus estabelecimentos de ensino. O ILIND apresenta-se como uma unidade orgânica de investigação com os seguintes objetivos:
- Promover a realização de investigação e desenvolvimento (I&D), e difundir o conhecimento nas diversas áreas científicas de que se ocupe;
- Coordenar e sistematizar as atividades de investigação levadas a cabo pelas unidades de I&D dos estabelecimentos de ensino acima mencionados, assegurando, nomeadamente, o acompanhamento do processo de preparação, submissão e gestão de projetos de investigação, bem como o apoio aos processos empreendidos por investigadores individuais;
- Coordenar o processo de I&D e de formação avançada ao nível de programas doutorais nas diversas unidades de investigação dos estabelecimentos de ensino, tomando como ponto de partida as áreas científicas comuns de formação;
- Promover o intercâmbio científico com instituições e investigadores, nacionais, estrangeiros e internacionais;
- Concorrer para a obtenção de meios logísticos e financeiros adequados à prossecução das atividades de I&D diretamente empreendidas e, bem assim, daquelas que são incumbência das unidades dos estabelecimentos de ensino cuja investigação coordena;
- Incentivar a apresentação de projetos interdisciplinares, envolvendo as unidades de investigação de todos os estabelecimentos de ensino;
- Criar redes de extensão científica cultural e prestação de serviços à comunidade.
O ILIND integra as seguintes unidades de serviço:
Unidade de Incentivo à Ciência e Inovação / Pre-Award
Compete apoiar todos os processos de candidatura de U&I a financiamento competitivo externo, bem como de investigadores a programas competitivos de financiamento.
Unidade de Acompanhamento de Projetos e Atividades
Compete coordenar a atividade dos vários gestores de ciência integrados em cada U&I da Universidade, bem como assegurar a gestão dos vários programas internos de financiamento e dinamização de ciência e inovação.
Unidade de Reporte, Disseminação e Transferência de Conhecimento e Tecnologia
Compete a responsabilidade pela gestão de processos de reporte a entidades externas, acompanhamento de processos de validação ética por parte da respetiva Comissão, disseminação de práticas e políticas de ciência aberta, gestão de processos de transferência de conhecimento e tecnologia e gestão de propriedade intelectual.
Pró-Reitoria para a Ciência e Inovação
Na Pró-Reitoria para a Ciência e Inovação estamos a moldar o futuro através da excelência científica.
Com um foco claro em Investigação e Inovação, trabalhamos incansavelmente para identificar e apoiar áreas de excelência, promover a internacionalização e integrar o conhecimento ao ensino. Através de programas de mentoria para jovens investigadores, parcerias com redes internacionais, e estratégias que facilitam a submissão de projetos de alto impacto, estamos a preparar o terreno para novas descobertas e soluções que irão transformar a sociedade.
Na inovação, incentivamos a criação de start-ups, spin-offs e projetos inovadores que impactam diretamente as nossas comunidades. O nosso compromisso é claro: criar pontes entre o conhecimento científico e a realidade prática, e construir um futuro em que a ciência é a chave para o progresso.
Junte-se a nós nesta jornada de transformação!
Pró-Reitora para a Ciência e Inovação,
Professora Doutora Diana Dias
“Scientists have become the bearers of the torch of discovery in our quest for knowledge.” – Stephen Hawkings
Comissão de Ética
Apresentação
A Comissão de Ética do Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento foi formada em 2017 com vista à avaliação de questões éticas e emissão de respetivos pareceres no contexto de atividades de investigação/ projetos a desenvolver.
A Comissão de Ética tem o intuito de promover e valorizar os padrões éticos do ILIND e das UI&D da Universidade Lusófona, competindo-lhe a elaboração de propostas, pareceres e recomendações, sobre as questões de ética.
Composição

Professor Doutor Luís Cláudio Ribeiro
Presidente

Professor Doutor João Borges da Cunha

Professor Doutor João Guilherme Feliciano da Costa
Submissão de Pedidos de Parecer
Os pedidos de emissão de Parecer da Comissão de Ética do ILIND devem ser submetidos através de email, para o endereço eletrónico
Todos os documentos que sustentem ou corroborem o pedido (por exemplo, textos de consentimento informado, guiões da aplicação e guiões de questionários), devem ser enviados em anexo, preferencialmente no formato PDF.
Os pareceres e recomendações da Comissão de Ética são emitidos no prazo máximo de trinta dias úteis, a contar da data da entrega do pedido na CE.
Informação Adicional
A Comissão de Ética partilha um conjunto de documentos e recomendações:
Plano de Género e Diversidade
O Plano de Género e Diversidade encontra-se disponível para consulta aqui