Skip to main content

Notícias

Projeto Europeu sobre a detecção de maus-tratos na infância recebe financiamento do Horizon Europe

O projeto sobre a detecção de maus-tratos, onde a Universidade Lusófona participa, recebe financiamento do Horizon Europe.

A equipa da Universidade Lusófona, no projeto SERENA - Assessing and improving access to health and social care Services for children RENdered vulnerable by Abuse, será liderada pelo investigador Diogo Lamela do HEI-Lab.

O principal objetivo do SERENA é melhorar a deteção de maus-tratos na infância, minimizar a sua recorrência e consequências graves, bem como reduzir os seus efeitos nas vítimas, famílias e sociedade. Para alcançar este objetivo, o SERENA vai realizar uma investigação a nível europeu sobre os percursos de cuidados nos serviços de saúde e sociais, identificar barreiras e desigualdades no acesso a estes serviços antes e depois do reconhecimento dos maus-tratos e avaliar o impacto financeiro dos maus-tratos na sociedade. Com base nestes resultados, o SERENA vai desenvolver e disseminar recomendações a nível da UE para acelerar e melhorar a deteção de maus-tratos na infância, e otimizar os percursos de cuidados para melhorar os efeitos a curto e a longo-prazo para os indivíduos e a sociedade.

A equipa da Universidade Lusófona participará ativamente na síntese participatória das conclusões sobre as necessidades de cuidado das crianças maltratadas, bem como na formulação de recomendações para os profissionais de saúde e decisores políticos, que são um dos principais resultados do projeto.