Skip to main content

Notícias

Universidade Lusófona coordena quatro projetos aprovados pelo Erasmus Mundus

A Universidade Lusófona submeteu 12 projetos ao programa Erasmus Mundus, dos quais foram aprovados 1 Mestrado Conjunto Erasmus Mundus  e 3 Erasmus Mundus Design Measures. Adicionalmente, o RESOUND-EMDM ficou na lista de reserva. 

Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus (Erasmus Mundus Joint Masters - EMJM) são prestigiados mestrados internacionais concebidos e ministrados conjuntamente por um grupo de instituições de ensino superior. 

A ação Erasmus Mundus Design Mesures (EMDM) está integrada nas parcerias de excelência do Programa Erasmus+ 2021-2027 e visa apoiar o desenvolvimento de novos programas de estudo transnacionais inovadores e integrados, de excelência a nível de mestrado.

Ambas as tipologias envolvem, no mínimo, três instituições de, pelo menos, três países diferentes e vários parceiros associados do mundo académico e não académico.

Os projetos aprovados foram: 

  1. HYGIEIA: Mestrado Conjunto Erasmus Mundus

O projeto Health and Well-being Across the Lifespan, coordenado pelas investigadoras Catarina Rosado e Ana Sofia Fernandes, do CBIOS, visa criar um Mestrado inovador na área da saúde e bem-estar. Os profissionais através desta formação podem adquirir conhecimentos  e competências científicas utilizando abordagens não farmacológicas, nomeadamente pela educação nutricional e de estilo de vida e pela utilização de produtos não medicamentosos como os cosméticos ou suplementos alimentares.

O Consórcio inclui a Universidade de Belgrado (Sérvia) e a Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) como parceiros académicos, e outras partes interessadas da academia, PME, sociedades médicas e prestadores de cuidados de saúde.

  1. Structural Health Monitoring, Erasmus Mundus Design Measures

O projeto Structural Health Monitoring of Civil Infrastructure (SHM), é coordenado pelo investigador Elói Figueiredo do CRGroup. O SHM refere-se à implementação de sistemas de monitorização  para detectar e identificar danos em infraestruturas (por exemplo, pontes) e pavimentos rodoviários, em estágios iniciais através da medição em tempo real das respostas estruturais.

  1. European Master’s in Human Sexology, Erasmus Mundus Design Measures

O European Master’s in Human Sexology é um projeto da UI&D HEI-Lab coordenado pela investigadora Patrícia Pascoal que visa promover um mestrado Europeu, o EMSEX, que será transdisciplinar, aceitando pessoas licenciadas em qualquer área científica para que tenham contato com temas da sexualidade humana e adquiram competências de investigação aplicada. O consórcio é constituído pela Universidade de Lusófona, pela Universidade de Malmö e pela Universidade de Almeria.

  1. BICOREP, Erasmus Mundus Design Measures.

O projeto Developing a Bioinformatics in Clinical Research and Public Health Master’s Program é coordenado pelo investigador Tiago Reis, do IPLuso, e visa dar resposta à evolução das necessidades de cuidados de saúde na Europa através do desenvolvimento de um Mestrado focado em bioinformática, investigação clínica e saúde pública.