Skip to main content

Notícias

Universidade Lusófona participa em 2 projetos aprovados pelo Horizon Europe

A Universidade Lusófona submeteu 4 candidaturas à call HORIZON-CL2-2024-TRANSFORMATIONS-01, do Horizon Europe, das quais 2 foram aprovadas.

Esta call, intitulada de A sustainable future for Europe, tem os seguintes objetivos:

  1. Enfrentar os desafios políticos e jurídicos que impedem a prosperidade da economia social e a expansão das suas atividades bem sucedidas;
  2. Integrar de melhor forma o cargo e peso das organizações da economia social no combate à exclusão social, na criação de empregos de qualidade, e na elaboração de políticas a vários níveis;
  3. Contribuir para melhorar as condições de trabalho nas organizações da economia social, incluindo no sector da prestação de cuidados.

As candidaturas aprovadas foram submetidas pelo CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) e pelo HEI-Lab (Laboratórios Digitais de Ambientes e Interações Humanas).

O projeto European youth in education and in transition to the labour market  foi submetido pelo consórcio EDU-LAb, no qual a investigadora Filomena Parada, CeiED participa. Este projeto visa analisar os fatores que influenciam as escolhas educacionais dos jovens dos 15 aos 30 anos. O projeto envolve 11 parceiros e tem como principais objetivos: aumentar a taxa de jovens com educação terciária, reduzir a taxa de desistência escolar, e aumentar a aprendizagem baseada na educação vocacional.

A investigadora Tânia Gaspar, do HEI-Lab, participa no projeto Improving Tourism and Hospitality Worker Well-being Through Social Dialogue, submetido por um consórcio de 9 parceiros. Este projeto pretende investigar a inclusão dos trabalhadores da área do Turismo e da Hospitalidade, promovendo um diálogo social mais inclusivo, equitativo e eficaz, que reflita as diversas realidades do trabalho no setor, tanto a nível da UE quanto a nível nacional.