Skip to main content

Notícias

ULusófona premiada com Melhor Artigo na Conferência Internacional EVACES 2025

A Universidade Lusófona foi distinguida com o Prémio de Melhor Artigo na conferência internacional Experimental Vibration Analysis for Civil Engineering Structures (EVACES 2025), que decorreu este mês na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, reunindo mais de 380 congressistas e 315 artigos científicos.

O artigo premiado, intitulado “Stochastic transfer learning strategy for monitoring twin concrete bridges”, tem como primeiro autor Leonardo Ferreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O investigador realizou um estágio de um ano na ULusófona ao abrigo de um projeto conjunto financiado pela FCT-CAPES.

Este trabalho, iniciado em 2017 sob coordenação da Universidade Lusófona, representa um dos estudos mais completos e inovadores na área da monitorização da integridade estrutural de pontes (SHM – Structural Health Monitoring).

O projeto resultou da colaboração de uma equipa multidisciplinar internacional, envolvendo instituições de ensino superior e entidades de infraestrutura de transportes, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no Brasil.

A investigação destacou-se pela aplicação integrada de abordagens tecnológicas e analíticas de ponta, incluindo: Análise modal operacional, monitorização de longo prazo com recurso a smartphones (App4SHM), modelação probabilística com elementos finitos via inferência bayesiana, transferência de aprendizagem (transfer learning) entre domínios estruturais, aprendizagem automática (machine learning) para deteção de danos.

A versão completa do estudo foi recentemente publicada na prestigiada revista internacional Mechanical Systems and Signal Processing (MSSP), podendo ser consultada neste link.

Este prémio representa um reconhecimento internacional do trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da engenharia civil e da inovação em SHM.

Este projeto é fruto de uma colaboração entre:

Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa (ULusófona)
Universidade Estadual Paulista Ilha Solteira (UNESP)
Universidade Federal do Pará Belém (UFPA)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
FAPESP, CNPq, CAPES