Skip to main content

Post-Award

1. Qual é o impacto da nossa investigação?

A investigação científica, quer seja de natureza fundamental ou aplicada, representa um dos alicerces essenciais da Universidade Lusófona, com o potencial de influenciar todos os domínios da sociedade, abrangendo esferas tanto académicas como sociais, ambientais, culturais e económicas.

Atualmente, as decisões, seja no âmbito político, empresarial ou individual, encontram-se cada vez mais fundamentadas na produção científica mais avançada. Isto exige que as universidades preparem e incentivem os investigadores a comunicar o impacto das suas pesquisas de forma clara e acessível a todos.

As entidades de financiamento para pesquisa e inovação, tanto em nível nacional quanto europeu, têm enfatizado cada vez mais a importância do impacto gerado pela pesquisa. A nível europeu, existe uma clara promoção da adoção de abordagens de avaliação que sejam simultaneamente mais qualitativas, robustas e integradas.

Dado o potencial transformador da pesquisa científica, é de vital importância que o impacto resultante da mesma seja comunicado de forma adequada e compreendido socialmente.

2. Existe algum sistema de gestão de informação científica?

Sim.  O PURE está atualmente em fase de implementação, e é o sistema de gestão de informação científica da Universidade Lusófona (CRIS-Current Research Information System). Este sistema contém informação relativa à produção científica das suas equipas de investigação, nomeadamente publicações em todas as tipologias e atividades. Permite a criação e gestão de um CV por parte dos investigadores da Universidade Lusófona com acesso individual, sendo possível estabelecer relações entre as várias tipologias de conteúdo, com o intuito de proporcionar uma visão ampla a vários níveis: indivíduo, departamento, unidade de investigação, unidade orgânica e Universidade.

3. Onde posso consultar as publicações dos investigadores da Lusófona?

Todas as publicações científicas de docentes/investigadores da Universidade Lusófona, encontram-se disponíveis no Repositório Científico Lusófona | ReCiL

O Repositório Científico Lusófona é um serviço digital que congrega os trabalhos científicos produzidos no Grupo Lusófona, disponibilizando de forma pública e universal a produção científica do Grupo.

4. A minha candidatura foi selecionada para financiamento. Como devo proceder agora?

Após a candidatura ser selecionada para financiamento, a aprovação do projeto terá de ser comunicada no portal do colaborador:

  1. Login (O utilizador é o seu f/p + número de colaborador);
  2. Pedidos diversos;
  3. Inserir pedidos;
  4. Criar pedido - Comunicação de projetos, serviços e eventos;
  5. Preencher todos os dados e anexar documentação.

Informar o gestor de Ciência da sua UI&D e o ILIND da aprovação do projeto.