Falar Ciência
Projeto EPIC-WE: Jovens no Centro da Criação Cultural Através de Videojogos
Projeto Europeu promove a participação juvenil na Cultura através de Game Jams e Design colaborativo.
A participação ativa dos jovens na cultura está a ganhar um novo impulso com o projeto EPIC-WE (Empowered Participation through Ideating Cultural Worlds and Environments), uma iniciativa financiada pelo programa Horizon Europe.
Coordenado em Portugal por Conceição Costa, professora associada e investigadora principal do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT), o hub em Portugal inclui a UL enquanto parceiro de investigação, a Câmara Municipal de Óbidos (CMO) no papel de instituição cultural e a BATTLESHEEP (BS) representante da indústria criativa. Para além de Óbidos, o projeto conta com hubs em Aarhus (Dinamarca) e Hilversum (Holanda).
O EPIC-WE tem como objetivo desenvolver novos modelos e kits de design que promovam a colaboração cultural, envolvendo jovens, instituições culturais, indústrias criativas e instituições de ensino superior. A iniciativa destaca a importância da criação de jogos pelos jovens sobre o património cultural e os valores europeus como forma de apropriação e recriação da cultura.
"No EPIC-WE, vemos os jogos como cultura, através da cultura e para a cultura", bem como pretende inovar ao utilizar um ecossistema de hélice quádrupla, que promove sinergias entre autoridades locais, instituições culturais, indústrias criativas, a academia e cidadãos (neste caso os jovens)” explica Conceição Costa.