Notícias
Ulusófona Chegou ao Espaço na Madrugada de 31 de março
O lançamento da “The Fram2 mission” foi um sucesso e na sua missão integra o ”the SpaceXposome study” que tem a colaboração da ULusófona
A missão Fram2 foi lançada com sucesso a 31 de março de 2025, às 23h20 EDT. Trata-se de uma colaboração internacional inovadora, que reúne 27 instituições e também de muitos países europeus, incluindo a Alemanha, o Reino Unido, Portugal, a Noruega, Malta, a Suíça e a Suécia, juntamente com contribuições de parceiros norte-americanos e outros parceiros globais, com o objetivo de promover a saúde humana e a exploração espacial.
Sendo o primeiro voo tripulado a orbitar ambos os pólos terrestres, a missão leva uma tripulação internacional, incluindo Rabea Rogge, uma engenheira eletrotécnica e investigadora polar de Berlim, que será a primeira astronauta alemã no espaço.
Cada membro da tripulação civil, oriundo de vários países, contribui com a sua experiência única para os objectivos da missão de descoberta científica e de avanço das capacidades de voo espacial humano. A Alemanha também desempenha um papel importante na investigação do Fram2, com o Hospital Universitário LMU de Munique a liderar o estudo SpaceXposome para analisar a resistência ao stress no espaço. Em colaboração com a Universidade Lusófona de Portugal, o SpaceXposome visa identificar biomarcadores de stress e melhorar o bem-estar dos astronautas, com aplicações clínicas para a gestão de doenças relacionadas com o stress.
Estes esforços são essenciais para preparar os astronautas para futuras missões tripuladas no espaço profundo, reforçando a missão do Fram2 de alargar os limites da exploração humana, contribuindo simultaneamente para os avanços científicos e clínicos.
Desejamos-lhes boa sorte e um regresso seguro.