ANTIDOTE, um projeto da UI&D COPELABS, liderado pelo Investigador Marko Beko, foi aprovado para financiamento pelo Horizon Europe, ao abrigo da call HORIZON-MSCA-2023-SE-01.
O projeto AI Attack and Defense for the Smart Healthcare, ou ANTIDOTE, tem como objetivo principal a criação de uma rede europeia e intersetorial sustentável de organizações que trabalham num programa de investigação conjunto nos domínios interdisciplinares da Saúde, IA e Cibersegurança.
O objetivo é que os participantes partilhem aptidões e conhecimentos que lhes permitam conceber e desenvolver mecanismos concretos para avaliar a robustez dos modelos de IA e propor novos métodos para garantir o seu funcionamento seguro, fiável, resiliente e robusto no domínio dos cuidados de saúde. Isto, reforçando simultaneamente a investigação em colaboração entre os diferentes países e sectores.
Com um orçamento indicativo de 78,50 milhões de euros, os MSCA Staff Exchanges envolvem organizações dos setores académico e não académico globais e apoiam a mobilidade internacional, intersetorial e interdisciplinar das equipas de I&D.