Notícias
Lusófona continua a reforçar a sua agenda de I&D
A Universidade Lusófona prossegue no reforço da sua agenda de I&D, com a submissão de candidaturas ao FCT-Tenure, à ação-chave 2, do programa Erasmus+, aos projetos em todos os domínios científicos e ao programa plurianual de financiamento de unidades de I&D 2023/2024.
O FCT-Tenure é o novo instrumento de financiamento da FCT desenhado com o objetivo de promover a contratação de doutorados exclusivamente para posições permanentes. Com o intuito de estabilizar profissionalmente os investigadores e suas linhas de investigação, bem como criar um horizonte de carreira mais atrativo e sustentável para investigadores em ciclos iniciais de carreira a Universidade Lusófona candidatou-se a 23 posições de investigadores cátedras e 10 posições de docência.
No âmbito do programa Erasmus +, a Ação-chave 2 dedicada a parcerias de cooperação, permite que as organizações participantes adquiram experiência de cooperação internacional e reforcem as suas capacidades, mas também que produzam resultados tangíveis inovadores e de elevada qualidade.
O seu principal objetivo é permitir que as organizações incrementem a qualidade e a relevância das suas atividades, desenvolvam e reforcem as suas redes de parceiros, aumentem a sua capacidade para operarem em conjunto a nível transnacional, fomentando a internacionalização das suas atividades e procedendo ao intercâmbio ou desenvolvimento de novas práticas e novos métodos, bem como partilhando e confrontando ideias. A Universidade Lusófona, na primeira ronda de 2024, submeteu 28 candidaturas.
Os concursos anuais de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos da FCT têm como objetivo incrementar a competitividade nacional e internacional da ciência e tecnologia, assim como contribuir para a inovação e transferência de conhecimento, assim como para a realização das aspirações globais definidas na Agenda 2030: Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Para o Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023 (PEX), a Universidade Lusófona apresentou 37 projetos, provenientes de 10 UI&Ds. Enquanto para o Concurso de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos 2023 a Universidade Lusófona apresentou 43 candidaturas, 27 como coordenadores e 16 como parceiros. Estas candidaturas foram provenientes de 10 UI&Ds, 1 Unidade Orgânica e 1 IES Ensino Lusófona.
O Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024 visa o desenvolvimento e a valorização do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todas as áreas de conhecimento e o seu fortalecimento e densificação territorial. A Universidade Lusófona esteve formalmente envolvida em 23 candidaturas, 6 como entidade de gestão principal, 4 como outra entidade de gestão e 13 como instituição participante.