Entidades de financiamento
Erasmus PLUS
O programa ERASMUS + visa a ultrapassagem da atual crise europeia, colmatando as falhas socioeconómicas com que a Europa se depara na presente década, nomeadamente a desintegração e desigualdade sociais, principalmente entre a população jovem.
Através de ações nas áreas da educação, formação, juventude e desporto, impulsionará o crescimento e desenvolvimento de postos de trabalho, tal como a formação de trabalhadores aptos à execução dos mesmos, tomado especial atenção na criação de oportunidades de financiamento e mobilidade. O programa da União Europeia, terá uma duração de sete anos, iniciando-se no ano vigente, e conta já com um orçamento de 14.774 biliões.
Estão convidados a participar no programa todos os indivíduos estudantes, aprendizes, jovens, voluntários, professores, formadores, jovens trabalhadores, profissionais de organizações ativas nos campos da educação, formação e juventude, que poderão candidatar-se associando-se a organizações, grupos ou instituições participantes, sediadas nos diversos países. O Erasmus+ acenta em três pilares de ação (Key Actions), que pelo seu desenvolvimento conjunto promoverão o sentido de sinergia, cooperação e intercâmbio de ideias presente no projeto.
KEY ACTIONS
KA1
- Mobilidade de Indivíduos para Educação
- Mobilidade de alunos e trabalhadores: Oportunidades para professores, estudantes e instituições educativas de terem experiências profissionais e/ou de aprendizagem noutro país.
- Associação para Mestrados: Atribuição de bolsas de estudo integradas, em programas de estudo internacionais, por instituições de ensino superior, aos melhores alunos mundiais de mestrado.
- Abonos para empréstimos a estudantes de Mestrado: O programa presta apoio a empréstimos bancários a estudantes do ensino superior, na formação em Mestrados no estrangeiro.
A Key Action 1, prevê a criação de oportunidades para candidatos individuais melhorarem as suas competências, fomentarem as suas probabilidades de empregabilidade e ganharem uma maior consciencialização cultural.
KA2
Cooperação para a inovação e para a troca de boas práticas
- Parcerias estratégicas transnacionais: Visam o desenvolvimento coordenado em vários campos de educação e formação, promovendo a inovação, troca de experiências e conhecimentos, entre os diferentes tipos de organizações envolvidas nestes mesmos campos.
- Aliança de Conhecimentos: Colaboração entre instituições de ensino superior e empresas promotoras da inovação, empreendedorismo, criatividade, empregabilidade, troca de conhecimentos e/ou ensinamentos e aprendizagens multidisciplinares.
- Aliança de Capacidades de Sectores: Desenvolvimento de programas e métodos de ensino, direcionados para a formação vocacional, aliando as tendências de sectores económicos específicos e as técnicas necessárias para os mesmos, de modo que atuem nos diversos campos profissionais.
- Construção de Capacidades: Apoio a organizações e instituições na cooperação com os países parceiros, nos campos da educação superior e juventude, visando o seu processo de modernização e internacionalização.
- eTwinning/European Platform for Adult Learning (EPALE)/European Youth Portal (IT platforms): Oferta de espaços de colaboração virtual, bases de dados de oportunidades e serviços online para todos os envolvidos, na Europa.
A Key action 2, prevê a criação de oportunidades para que organizações de diferentes países colaborem conjuntamente para o desenvolvimento, partilha e troca das melhores práticas e das abordagens mais inovadoras nos campos da educação, formação e juventude.
KA3
Apoio a reformulação de políticas
- Conhecimento nas áreas da educação, formação e juventude: Promovendo o desenvolvimento de uma política informada e consciente, de acordo com quadro previsto da Europa em 2020, particularmente: Análises temáticas e específicas a cada país através da cooperação com as redes académicas; Aprendizagem e revisão em grupo através do Open Methods of Coordination, nas áreas da educação, formação e juventude.
- Iniciativas de prospeção: Para o estímulo do desenvolvimento de políticas inovadoras junto dos stakeholders e para possibilitar as autoridades públicas a testarem a eficiência das políticas inovadoras por testes de campo baseados em metodologias de avaliação de som;
- Apoio às ferramentas de política Europeias: Facilitando a transparência e reconhecimento das habilidades e qualificações,formais e informais, através de redes de cruzamento de informação Europeias, proporcionando uma mobilidade e aprendizagem mais flexível para os cidadãos, dentro dos campos da educação, formação e juventude.
- Cooperação com organizações internacionais: Organizações com especialidade reconhecida e capacidade analítica (como a OECD ou o Conselho Europeu), que fortalecerão o impacto e valor adicionado das políticas nos campos já referidos.
- Diálogo, política e promoção do programa: Ações junto das partes interessadas como autoridades públicas, fornecedores e stakeholders, nas áreas da educação, formação e juventude, são necessárias para promover os programas Europe 2020, Education and Training 2020, the European Youth Strategy e outros programas europeus dentro do sector. São ainda essenciais para a exploração efetiva dos resultados do programa, gerando um impacto tangível.
https://erasmus-plus.ec.europa.eu/