Skip to main content

Notícias

ULusófona integra projeto europeu de promoção da ciência cidadã

A Universidade Lusófona, através da UI&D Terr.A.ID, integra o consórcio do projeto ECS – European Citizen Science, coordenado pela ECSA – European Citizen Science Association e financiado pelo programa Horizon Europe.

 A coordenação local é assegurada pelo Professor Carlos Smaniotto Costa, com a investigadora bolseira Nagayamma Aragão como membro integrado da equipa.

A iniciativa Citizen science for the future of Europe  tem como principal objetivo promover a participação ativa da sociedade na investigação científica e defender a inclusão da ciência cidadã no 10.º Programa-Quadro de Investigação e Inovação da Comissão Europeia.

Até ao momento, o projeto tem conseguido mobilizar de forma significativa a comunidade científica e a sociedade europeia, promovendo campanhas de sensibilização e ações colaborativas. Este envolvimento tem vindo a reforçar a ciência cidadã como um eixo estratégico nas políticas de investigação da União Europeia. Esta abordagem é destacada na publicação “Empowering citizens through science: The role of citizen science in Europe”, divulgada a 23 de abril de 2025.

O mais recente position paper, elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Políticas, Estratégias e Parcerias da ECSA, em colaboração com o Projeto ECS, contou com a contribuição da Universidade Lusófona, através da participação ativa da investigadora Nagayamma Aragão. Poderá consultar aqui o documento completo e aqui o sumário executivo.aqui o sumário executivo.

Em Lisboa, está a ser desenvolvido um programa-piloto com grupos vulneráveis, focado em oficinas colaborativas que aproximam as crianças dos rios urbanos, reconhecendo-as como atores políticos ativos na construção de políticas públicas mais inclusivas.

A próxima oficina está prevista para julho de 2025, em Luanda (Angola), no âmbito de uma parceria com um projeto de investigação nas Ciências Humanas e Sociais, financiado pelo Institut Français d’Afrique du Sud. Esta será a terceira oficina colaborativa promovida no âmbito do projeto, sendo a primeira a decorrer num país lusófono fora da Europa.