Skip to main content

Perguntas Gerais

14. Quais são as oportunidades de Financiamento intramuros disponíveis?

A COFAC tem atualmente três iniciativas internas para incrementar e/ou incentivar a investigação:

  1. Programa de financiamento Seed Funding ILIND

O Seed Funding tem por objetivo estimular o desenvolvimento de atividades de investigação e excelência entre o corpo de investigadores das UI&Ds do Grupo Lusófona, financiadas pela FCT. Destina-se a financiar projetos inovadores exploratórios, preferencialmente, com uma forte componente interdisciplinar em qualquer área do saber liderados e apresentados por investigadores doutorados que integram as UI&;Ds. Este financiamento poderá alavancar projetos e os quais potencialmente poderão ser objeto de candidaturas em maior escala a submeter a financiamento de outras entidades.

  1. Programa Fazer +: Programa de Apoio à Ciência e Inovação
  1. O concurso "Excelência na Investigação” visa apoiar projetos de investigação e inovação no âmbito Ensino Lusófona, com cariz interdisciplinar que promovam a colaboração neste domínio entre docentes e alunos de doutoramento ou mestrado das IES envolvidas.
  2. O prémio "Melhor Prática Pedagógica Inovadora" pretende promover o desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras que incentivem a experimentação e o trabalho transversal e em grupo em unidades curriculares de qualquer ciclo de formação.
  3. O prémio "Boas Práticas de Investigação no Ensino" incentiva a integração de atividades de l&D nos conteúdos de unidades curriculares de qualquer ciclo de formação, com particular destaque para os ciclos iniciais onde importam estimular novas práticas de investigação em toda a multiplicidade de formas que esta hoje pode e deve assumir.
  4. O prémio "Publicações Científicas Universidade Lusófona" pretende premiar o investigador com mais publicações originais em revistas indexadas no SCOPUS, Q1, em 2023.

3. Capacitation Grant (Gestores de Ciência)

O concurso Capacitation Grant tem por objetivo estimular o desenvolvimento profissional e apoiar a aprendizagem contínua dos gestores de ciência do Ensino Lusófona.

O concurso destina-se a financiar a participação em programas de capacitação profissional, visando a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências que potenciem a capacitação dos gestores no desempenho das suas funções e possibilitem o seu desenvolvimento pessoal.