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Notícias

Começou dia 01 de fevereiro de 2023, o projeto Erasmus+ Well&Values. O objetivo do projeto Well&Values é desenvolver a capacidade dos líderes e das organizações juvenis para utilizarem as redes sociais de forma criativa para promoção efectiva de valores comuns, bem como para reforçar o empenho cívico e a participação dos jovens.

Já se encontra disponível o Relatório Anual da Universidade Lusófona. Segundo o Artigo 159.º da Lei n.o 62/2007, as instituições de ensino superior aprovam e fazem publicar um relatório anual consolidado sobre as suas atividades, acompanhado dos pareceres e deliberações dos órgãos competentes. Como tal, no pretérito dia 23 de novembro a Universidade Lusófona divulgou o relatório anual da instituição.

A Universidade Lusófona integra mais uma vez o Top 10 de Universidades com estudantes mais empreendedores, segundo o "Portugal’s Entrepreneurial University Ranking 2023", da Startup Portugal, ocupando o mesmo lugar de 2022, mas denotando uma incrível subida no número de Alumni fundadores, passando de 16 em 2022 para 46 em 2023.

1.ª edição do FCT-Tenure com 1000 vagas para a contratação de investigadores doutorandos exclusivamente para posições permanentes. Este programa permitirá tanto a integração de doutorados na carreira de investigação, como na carreira docente.

O novo instrumento de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) terá uma periodicidade bienal e duas edições já previstas. A presente edição prevê a abertura de até 1000 posições, prevendo-se a abertura de 400 posições adicionais na edição de 2025.

Saiba mais

Três investigadores do COPELABS encontram-se classificados entre os investigadores mais influentes do mundo, de acordo com uma base de dados criada pela revista Plos Biology. O estudo realizado na Universidade de Stanford, nos EUA, é publicado anualmente e avalia os investigadores em duas perspetivas diferentes: uma que avalia os cientistas pelo impacto de citação ao longo da carreira e outra que avalia os cientistas pelo impacto de um único ano até ao final de 2020.

Os prémios "Melhor prática pedagógica inovadora" e “Boas Práticas de Investigação no Ensino”, do Programa FAZER+ têm como objetivo dar apoio ao desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas inovadoras que incentivem a experimentação e o trabalho transversal e em grupo em unidades curriculares de qualquer ciclo de formação, assim como estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando-se os seguintes vencedores aos quais será atribuído financiamento. Parabéns aos vencedores!

O Concurso "Excelência na Investigação" tem por objetivo estimular o desenvolvimento de atividades de investigação de excelência entre o corpo de docentes e investigadores das IES abrangidas. Procedeu-se à avaliação e ordenação de todas as candidaturas submetidas, conforme o Regulamento da 4ª Edição do Programa Fazer +, considerando-se os seguintes vencedores aos quais será atribuído financiamento. Parabéns aos vencedores!

O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) promoveu, no pretérito dia 12 de setembro, a 1º edição do evento “Criar Ciência e Fazer Investigação made in Lusófona”.

Num mundo em constante mudança, é crucial que a academia, centro da mudança e da transferência de conhecimento, acompanhe e explore esta transformação. Destarte, esta sessão teve como intuito primário dar a conhecer algumas das investigações que pretendem ajudar a alcançar o bem-estar individual e das sociedades. As intervenções deste evento concentraram-se sobretudo nos mais recentes projetos de investigação que, em alguns casos, contam com apoio financeiro e têm parceiros nacionais e internacionais.

O Crowdhelix é uma plataforma de inovação aberta que estabelece ligações entre uma rede internacional de investigadores e empresas inovadoras, para que estas possam planear, realizar e explorar projetos de colaboração. Este será um recurso fundamental para a Universidade e seus investigadores, permitindo a criação de redes colaborativas duradouras e mutuamente benéficas em diversas áreas de investigação.

O Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento (ILIND) esteve presente na sessão de acolhimento e integração de novos/as docentes/investigadores/as, que decorreu no pretérito dia 06 de setembro, no Auditório José Araújo (Edifício da Biblioteca Victor de Sá), em Lisboa.